Belo Horizonte, quinta, 19 de outubro de 2017

Como se tornar um excelente Líder

Muitos acreditam que os líderes ascendem naturalmente ao topo, enquanto outros acham que a liderança necessita ser desenvolvida e aperfeiçoada. A fim de impulsionar sua própria carreira como líder, você deve ser visionário, pioneiro, estrategista, comunicador, treinador, diplomata e político”, diz Edward T. Reilly, presidente e CEO da American Management Association. “A AMA descobriu que os líderes mais bem-sucedidos são os que se concentram no quadro geral bem como nos procedimentos operacionais”, diz Reilly.
Ele oferece o seguinte conselho:

Comunique seus objetivos a sua equipe - Defina sua estratégia e objetivos para seu staff. Se você não tem certeza sobre onde quer chegar, então não saberá quando chegar lá.

Estabeleça valores a serem seguidos pelos colaboradores - Esses valores devem refletir os padrões éticos e interpessoais que, a seu ver, precisam ser respeitados pelo seu pessoal.

Crie um clima de confiança e abertura à comunicação em todos os níveis - Seus executivos e gerentes devem sentir que podem falar honestamente com você, sem temer quaisquer conseqüências. Há um provérbio que diz: “Se você acha que está liderando e ninguém o está seguindo, então você está apenas dando um passeio”. Seu staff não o seguirá, sem restrições, caso sinta que não pode se comunicar abertamente com você.
Projete a imagem de um líder - Você não deve se parecer com um super-herói para ser um líder, mas deve transmitir credibilidade. Você precisa se mostrar confiante e competente, demonstrar segurança, que sabe o que quer e o que esperar de seus funcionários. Deve ainda demonstrar o quanto se importa com eles e deixar claro que todos podem confiar no que você diz.

Ouça - Escute o conteúdo factual e emocional. Há ocasiões nas quais a observação da linguagem corporal e do tom de voz indicam com maior precisão o que realmente está acontecendo.

Concentre-se - Estabeleça suas prioridades, bem como as prioridades de sua organização. Pense quais pontos críticos de sua operação irão exigir sua atenção pessoal. Transfira outras áreas importantes às pessoas nas quais você confia e sabe que irão dar conta do recado.

Seja resoluto - Tome decisões ao longo do processo. Não permita que elas se acumulem. A soma de uma série de pequenas decisões pode ser mais difícil de lidar do que uma única, maior e mais complexa. Ao mesmo tempo, evite decisões sem reflexão. Seja rápido ao tomar decisões reversíveis, mas cuidadoso ao tomar as irreversíveis.

Transmita confiança, convicção e entusiasmo - Demonstre um otimismo inabalável em relação às chances de sucesso de sua empresa e de seu staff. Mostre-se comprometido com seus objetivos e expresse a confiança que sente na capacidade que seus colaboradores possuem para atingi-los. Ao mesmo tempo, mantenha expectativas realistas e forneça os recursos necessários para que possam cumpri-las.

Motive seu staff por meio do reconhecimento e do exemplo - O reconhecimento dos méritos de seus funcionários é uma poderosa motivação. E o exemplo também. Aprimore sua conduta e desempenho de modo a inspirar os demais. Se sua performance não for consistente e de alto nível, reveja seus padrões. Não há como inspirar seus subordinados a fazer um bom trabalho se você próprio não estiver fazendo.

Demonstre iniciativa - Não deixe passar oportunidades. Como líder, você deve estar sempre atento a tudo que possa contribuir para o sucesso de sua equipe e de sua empresa.

Disponha-se a correr riscos calculados - O ex-presidente americano John F. Kennedy disse: “Toda ação implica riscos e custos. Mas eles são muitos menores do que os riscos e custos de uma confortável falta de ação”.

Enfrente os problemas - Não os ignore. Encoraje seus funcionários a solucionar os problemas com os quais se deparam no caminho.


Fonte: JORNAL CARREIRA & SUCESSO - 07 de outubro de 2005 (Ricardo Bellino e Silvana Case )

* Ricardo Bellino é fundador da Trump Realty Brazil, tendo sido considerado pelo próprio Donald Trump, em seu novo livro "Pense como um Bilionário", como uma verdadeira inspiração e exemplo para os aspirantes a aprendiz. É também o mentor do INEMP - Instituto do Empreendedor e autor dos livros PDI - O Poder das Idéias e Sopa de Pedra, ambos sucesso de crítica e vendas.

** Silvana Case é vice-presidente executiva do Grupo Catho, uma das maiores empresas de consultoria em Recursos Humanos no país. Responsável pela área de consultoria estratégica junto à presidência de empresas, através de trabalhos de executive assessment e headhunting. Coordena e administra a área de orientação de carreira para executivos. Nos últimos dois anos vem conversando com empresários e CEO's para conhecer a fundo a trajetória profissional de pessoas que fazem a diferença no cenário econômico brasileiro - pessoas que chegaram lá. Para conhecer um pouco dessas histórias de sucesso, acesse www.catho.com.br/jcs

 

2009 © J.J. Soares Consultoria Financeira . Todos os direitos reservados.
Fone: (31) 3286-1818 | Celular: (31) 8736-4046