Belo Horizonte, quinta, 19 de outubro de 2017

Os 10 princípios básicos do gerenciamento

Michael McKinley fala sobre os 10 princípios do gerenciamento que irão ajudar você a simplificar sua tarefa de dirigir uma empresa.
Michael McKinley é treinador e palestrante profissional pela McKinley Companies.

Você talvez ache o seu trabalho e a sua área de atuação complicados. Muita gente se esquece dos aspectos básicos. Um amigo meu descreve a maneira de administrar os negócios dizendo: "Cuide dos seus clientes, cuide do seu pessoal, conte o seu dinheiro." Simples demais? Talvez.
Hoje em dia, temos a possibilidade de escolher o quê e onde comprar e, em última análise, se queremos comprar ou não. São muitas as opções. Com isso, os negócios ficam cada vez mais complexos. Apesar dessa complexidade, porém, é preciso mais ênfase nos aspectos básicos.

Aqui estão os 10 princípios básicos do gerenciamento:

1. Contrate as pessoas certas (e melhores). A empresa deve estar sempre aberta a contratações. Tenha a pessoa certa no lugar certo fazendo a coisa certa.

2. Faça cumprir altos padrões de aparência, profissionalismo e desempenho. Faça com que o seu pessoal esteja sempre atento à aparência, à resposta ao cliente e ao desempenho das funções. Todos os empregados devem entender que padrões são esses e como cumpri-los.

3. Reforce e reconheça a atuação dos empregados, fornecendo feedback significativo. Todo mundo gosta de ser elogiado e ver reconhecidos seu comportamento e atitude profissional. O processo de avaliação precisa ser justo e firme.

4. Demonstre atitudes e comportamentos amistosos em relação ao cliente. Fazer o cliente se sentir especial é uma forma de assegurar que ele vai voltar e aconselhar outros a fazerem negócios com você.

5. Reforce a alta qualidade dos serviços que você oferece. A qualidade dos serviços pode cair no decorrer das atividades. Deve haver um monitoramento constante dos processos, para que os bens e serviços oferecidos estejam acima das expectativas do cliente.

6. Introduza um senso de urgência no atendimento ao cliente. Ninguém gosta de esperar. Estamos todos sempre com pressa. O cliente de hoje em dia não tem paciência. Se você não me vender depressa e entregar mais depressa ainda, vou procurar outro lugar onde haja mais rapidez.

7. Desenvolva um ambiente orientado para o trabalho de equipe. Juntos, somos ainda melhores. A estrutura do trabalho de equipe varia, mas os princípios básicos da parceria cooperativa continuam os mesmos: confiança, honestidade, comunicação, investigação e cuidado.

8. Mantenha "parcerias" com clientes e fornecedores. Uma relação de antagonismo com qualquer dos dois condena o negócio à ruína. Fazemos negócios com pessoas de quem gostamos. Para superar algum "problema na transação", é preciso um relacionamento forte e compreensivo.

9. Estabeleça relações positivas com a comunidade. Como as pessoas de fora da empresa vêem você? Você dá à comunidade alguma coisa em troca do que recebe dela? Você reparte os seus pontos fortes e fracos, aprendendo com a experiência alheia e fazendo crescer o setor onde atua?

10. Viva a sua missão; mantenha as suas promessas. Todas as decisões que você toma estão de acordo com os seus valores e com o motivo pelo qual está no mundo dos negócios? Assegure-se de que todos na empresa compreendam os princípios básicos. Os prédios dão o local, mas são as pessoas que dão o ritmo, a emoção de qualquer negócio.

A ida para o trabalho ainda enche você de entusiasmo ou o trabalho transformou-se em um fardo diário?

As empresas ficam cada vez melhores quando os líderes entendem seu papel e estão constantemente aperfeiçoando os aspectos básicos, para aumentar o conhecimento da equipe e atender ao cliente de uma maneira que nem ele espera.

Para mim, o trabalho é estimulante. Todo negócio tem suas surpresas, seus problemas e medos. É você quem faz os negócios, não são eles que fazem você. A menos que estejam engajados em um foco pro ativo enquanto continuam reativos em sua resposta às tendências e às necessidades do cliente, não haverá negócios. Simples assim.

AÇÃO: Avalie o seu desempenho em relação e estes 10 princípios básicos.

 

Fonte: comunicacao@qualitymark.com.br

2009 © J.J. Soares Consultoria Financeira . Todos os direitos reservados.
Fone: (31) 3286-1818 | Celular: (31) 8736-4046